sexta-feira, 11 de março de 2016

Estudo Bíblico: Os Três Inimigos do Homem: Carne

 Os Três Inimigos do Homem
Nós não lutamos contra pessoas numa batalha espiritual Ef. 6.12. O diabo não é senhor deste mundo. Nem tudo o que acontece aqui é obra do diabo.

A Carne
Gálatas 5.17. Sarke: instrumento voluntário do pecado. Mc. 14.38; Jo. 3.6; Rm. 6.19; 7.5,18,25; 8.3-9,12ss; 2Co. 1.17; Gl. 5.13,16,19,24; Ef. 2.3;Cl. 2.11,18; Jd. 23.
O nosso primeiro grande inimigo é a carne, pois ela milita contra o Espírito pneumatos. É uma guerra constante. Esse texto aparece algumas vezes no Novo Testamento em que Paulo insistentemente fala da guerra que existia dentro dele. Mas que tipo de guerra é essa? O que é essa milícia? Essa guerra é o que chamamos de processo de santificação. Estamos lutando contra as inclinações da carne. As obras da carne são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizade, porfia, ira, discórdia, dissensão, facção, inveja, bebedice, glutonaria e coisas semelhantes. Sempre que praticamos uma dessas obras a carne vence o Espírito. Para vencê-la temos uma ajudador. Ele nos fortalece para vencermos a carne. Ele nos dá força para lutarmos contra sua obras manifestas. Quem assim vive, vai produzir o fruto do Espírito que é composta de: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Assim, quando fizermos tudo isso iremos produzir o fruto do Espírito. Não se esqueça: o fruto é produzido naturalmente. Uma árvore não geme para produzir um fruto. Da mesma forma nós não o devemos fazer. 
Considerando os três inimigos podemos dizer que o mundo e o diabo são externos ao homem. A carne faz parte do seu ser, sua ontologia. Um palavra derivada de Sarks é Soma: esta palavra se refere ao corpo físico diferente do que é a carne como referido acima. O significado de sarks diz respeito não apenas à parte material, mas também a imaterial. Aqui vemos um elemento forte que é a natureza adâmica em nós. Quando mais expostos ao pecado, mais nosso Adão se torna evidente. E quanto mais nos afastamos do relacionamento com Deus, mais seremos vulneráveis à carnalidade. Os cristãos, mesmo depois do novo nascimento, não deixam de ter a carne presente em seu ser. Somos novas criaturas, com uma nova natureza, mas não deixamos de ter a natureza carnal. Somente depois de irmos para o céu morar com Deus é que seremos livres da carne. Esse encontro pode ser com a volta de Jesus ou com nossa morte. Nenhum dos nossos inimigos serão removidos, mas eles são vencidos pelo poder do Espírito Santo, por meio de nossa atitude de fé. A maldade da carne se torna evidente em alguns textos bíblicos como citados: inimigos de Deus: Rm. 8.7-8; contrária ao espírito: Gl. 5.17; Paulo diz que em sua carne não habita nenhum bem: Rm. 7.18; essa natureza má é chamada de pecado na carne: Rm. 8.3. E os que são de Cristo já crucificaram a carne com suas paixões: Gl. 5.24. O perfeito julgamento do pecado na carne já foi feito por Jesus na cruz: Rm 8.3. Não pode haver habitação do Espírito Santo onde não há o julgamento da natureza pecadora, onde a natureza não julgada reine. O desejo mau não deve ser alimentado, mas sim o Espírito que habita em nós. A libertação da carne e suas paixões só pode ser feita baseada na morte de Cristo na cruz. Essa libertação é garantida por meio de três verbos que estão presentes no texto de Rm. 6.11-13. v. 11 considerar: contar com o plano e a providência divina; v.12 não deixe: esse inimigo é vencido por meio da luta feita com as armas que Deus nos providenciou; v.13 apresentai-vos: usar a vontade para andar nos caminhos traçados por Deus. 
A palavra Sarkikos pode ser traduzida como carnal: pessoas carnais: 1 Co. 3.1-4; coisas carnais: 1Co. 9.11; sabedoria carnal 2 Co. 1.12; armas espirituais e carnais: 2 Co. 10.4; mandamentos espirituais e carnais: Hb. 7.16; desejos espirituais e carnais: 1 Pe. 2.11. Vemos uma tríplice divisão feita por Paulo, a saber, o homem natural, o homem espiritual e o homem carnal. Os cristãos foram libertos para viverem para Cristo. Muitos tem feito apenas o que parece bem para si mesmo. Isso implica não abandonar os desejos carnais. Tais cristãos tem deturpado o que Deus tem planejado para suas vidas que é ser nova criatura. Como nós que já morremos para o pecado podemos para ele Viver? Não podemos. Fica o alerta com relação à carne: para agradar a Deus é preciso abandonar os desejos da carne.
O autor aos Hebreus disse para buscarmos a paz com todos e a santificação. Devemos estar sempre em busca desta guerra,  Correndo atrás deste infinito processo de purificação. Cl. 3.1 Se já ressuscitaste... já mesmo? Rm. 6.4...andemos em novidade de vida. Que novidade? Ml. 3.18...vereis a diferença... Que diferença temos feito?
Temos buscado esta santificação? Onde temos buscado forças para vencermos a carne? Em nós mesmos? Nos outros? Na igreja? No pastor? Nos líderes? Devemos sempre buscá-la no Espírito Santo por meio da obra de Cristo na cruz.


5 comentários:

  1. q o senhor nos ajude a lutar contra a carne contra nossa nstureza

    ResponderExcluir
  2. Precisamos muito adquirir com toda a certeza o fruto do Espirito em nosso viver, pois o fruto da carne , esse já nascemos com ele !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero fazer uma correção: Obras da carne e não fruto .

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir