sábado, 12 de março de 2016

Classe EBD 13 de Março de 2016

Igreja Batista no Bom Destino
 “Uma nova Igreja para um novo tempo”
Uma Nova Criatura em Cristo
Estudo 01
O que é ser uma nova criatura? Eu tenho necessidade de me tornar uma nova criatura? Que diferença ser uma nova criatura vai fazer em minha vida? Vamos trabalhar estas questões hoje.
O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Foi colocado no Jardim do Éden para ser sua morada e para cuidar dele. Foi dado um limite ao homem: Gn. 2.16-17. Mas o homem desobedeceu e não foi fiel a ordem de Deus: Gn. 3.6. O homem, por sua desobediência, desde então, vive separado de Deus pelo pecado: Is. 59.2, Rm. 3.23. Por essa razão ele é escravo do pecado Jo.8.34. Todos somos pecadores e precisamos da misericórdia de Deus Rm. 6.23; 1Jo. 1.8. Cristo morreu na cruz para nos resgatar da escravidão do pecado 1Jo. 3.8. Aquele que esta em Cristo é nova criatura 2Co. 5.17; 1Co. 6.20. Não vivo mais para mim mesmo, mas para Cristo. O meu viver reflete o viver de Cristo em minha vida Gl. 2.20. Minhas vontades e desejos já não fazem sentido. O que passa a fazer sentido em minha vida é viver para Cristo. Uma nova criatura tem outros objetivos na vida. O sentido da vida agora é outro.
Aquele que está em Cristo é nova criatura 2Co. 5.17. Todo aquele que não vive um novo viver não tem Cristo como seu Senhor e Salvador. Fora de Cristo não há salvação At. 4.12. A salvação vem de Deus para as nossas vidas quando nos tornamos participantes de Cristo em sua morte.
Depois que passamos a ser novas criaturas vivemos para a glória de Deus 1Co. 10.31; Rm. 14.8. Então o que era certo para mim, não será mais. O que eu gostava, não vou gostar mais. A minha vida toma um novo rumo. Se eu como ou bebo ou faço qualquer outra coisa não faço com outro objetivo senão que o nome de Deus seja glorificado. Tenho alegria em fazer a vontade de Deus. Se algo desagrada a Deus, me desagrada também e por isso procuro não fazer mais Tg. 4.4. Em Ef. 4.25-32 vamos ver na prática o que é ser nova criatura. Uma nova criatura deixa as obras da carne e passa o produzir o fruto do Espírito Gl. 5.19-23.
Depois de sermos feitos nova criatura, libertos da escravidão do pecado, nunca mais pecamos? Esta questão precisa ficar clara para nós. Muitos cristãos acreditam que a partir do momento em que são salvos, libertos da escravidão do pecado nunca mais eles irão pecar. Mas a realidade é muito diferente. 1 Jo. 1.8-10. Todos temos pecado; todos pecamos; aqui vemos a solução de Deus para aqueles que nasceram de novo.
Mas qual é a diferença do pecado na vida do crente e do não crente? O pecado na vida do crente é um acidente 1Jo. 3.9. Aquele que não tem Cristo procura ocasião para pecar. O salvo por Jesus foge do pecado. O pecado o alcança em determinadas circunstâncias, mas devemos continuar fugindo. Quem não tem Deus em sua vida, sempre procura uma oportunidade para pecar e viver fora da vontade de Deus. Essas pessoas não tem a lei de Deus em suas vidas e são lei para si mesmo Rm. 2.14-16. O único desejo é pecar para satisfazer o seu senhor que o escraviza que é o pecado.
Quando pecamos, temos um que nos perdoa 1Jo. 1.9. É necessário que de nossa parte aja o arrependimento. Arrependimento pressupõe mudança de atitude. Quando fazemos isso o Senhor se esquece dos nossos pecados Mq. 7.19; Hb. 8.12
Passamos a viver uma nova realidade em nossa vida, a justificação, Rm. 5.1. Somos justificados por meio da fé. O que é justificação? Não temos justiça em nós mesmos: Rm. 3.10. Justificação é o ato de Deus em nos atribuir a justiça de Cristo. Esta é o meio para sermos justificados. Aquela inimizada que existe entre Deus e o homem Rm. 5.10 é quebrada e passamos a ter paz com Ele Rm. 5.1.

Podemos ter a certeza da salvação? 1 Jo. 5.13. Alguns pensam que não podem ter a certeza da salvação e dizem que só Deus é quem sabe quem vai para o céu. Outros dizem que não fazem nada de errado então vão para o céu. Ambos estão errados. A certeza da salvação é por crermos no filho de Deus. A salvação é pela graça por meio da fé, não por obras Ef. 2.8-9. Depois de salvos, até quando estamos salvos? Podemos perder a salvação? Jo. 10.28-29. Podemos ter a certeza de que não perdemos a salvação. Fato é que aqueles que se desviam nunca foram salvos 1Jo. 2.19. Quando um salvo se desvia, Deus há de o trazer de volta ao caminho em algum tempo. Ele, com toda certeza, volta para a presença de Deus. Isso proporciona para todos os cristãos a certeza da salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário