domingo, 20 de março de 2016

Classe EBD 20 de Março de 2016

                                             A Vida Eterna
Estudo 02
Jesus afirma que veio para nos dar a vida eterna. O que é a vida eterna? Como podemos obter a vida eterna? A vida eterna começa quando e termina quando?
Como podemos saber se Deus nos ama de fato? Rm. 5.8. Deus nos ama independente de nossa condição de pecador. Ele não espera que nos tornemos bons para nos amar, mas nos amou apesar do que somos. Como não podemos fazer nada por nossa condição de pecador, Deus faz de nós novas criaturas.
O que é preciso para obter a vida eterna? Jo. 3.16: Nós precisamos crer em Cristo para termos a salvação. Crer em Jesus é mais do que acreditar que o que a Bíblia diz é verdade. Crer é colocar nossa vida em suas mãos para que ele cuide dela. Deus gera em nós fé Hb. 12.2 para que possamos crer nEle Ef. 2.8-9; Jo. 5.24. Precisamos ouvir e crer em Jesus para termos a salvação. Após isso não estamos mais em condenação, mas passamos da morte para a vida Jo. 10:27-28.
No ponto anterior, a nossa parte era ouvir e crer; agora é acrescentado mais um item: ouvir e seguir. Alguém poderá dizer que ouve, mas não crer, ou dizer que ouve e crê, porém não torna essa fé evidente pelo compromisso do discipulado, pelas práticas de vida diferentes 1 Jo. 2.6. Existem pessoas que dizem crer em Jesus, mas isso não faz nenhum diferença em sua vida. Vivem a vida como se fossem senhores de si mesmo. O viver em Cristo e com Cristo só faz diferença de verdade quando esse viver também é para Cristo. Rm. 14.7-8.
Agora, neste texto, João fala que vida eterna não é período de tempo, mas conhecimento de Deus Jo. 17.3. Para termos a vida eterna é preciso aprender a respeito de Jesus Cristo. Esse aprendizado e consequente conhecimento de Jesus pressupõem compromisso, porque Ele manda tomar o seu jugo isto é, sua carga Mt. 11.29, tomar a cruz e segui-lo Mt. 10. 38, 16.24, perder a vida por amor dEle Mt. 10.39. Seguir Jesus é um imperativo bíblico. Seguir Jesus é um projeto de vida. Seguir Jesus é viver para Ele e ter um novo significado na vida.
Rm. 10:9 Aqui é acrescentado mais um item: além de ouvir crer e seguir é preciso também confessar a Jesus. O Senhor disse que aquele que o confessar diante dos homens, Ele também o confessará diante do Pai Mt. 10:32. Com base no que já estudamos até agora, responda: Você tem certeza da vida eterna? A Bíblia diz que o que foi escrito, o foi para que crêssemos em Jesus e tivéssemos vida eterna1 Jo. 5:13. A Bíblia quer que tenhamos certeza da vida eterna João 20:31.
A partir de quando temos vida eterna? Jo. 3:36 Vida Eterna é uma experiência real com Cristo. Isso quer dizer que quando cremos, passamos a ter uma vida eterna. Mas essa vida não é período de tempo. Mas vida eterna é relacionamento com Deus Jo. 17.3.
Até quando dura a vida eterna? Ora, se a vida é eterna, ela não pode ser interrompida por nada. Quando alguém peca e não se arrepende, sendo salvo, recebe a disciplina do Senhor, porque o julgamento começa pela casa de Deus 1Pe. 4.17. Uma ovelha de Jesus, mesmo fora do rebanho, está sendo procurada pelo Bom Pastor até ser encontrada Lc. 15.3-7. Sabemos que, para assegurar a salvação de alguém que um dia creu em Jesus, Deus permite que essa pessoa seja entregue a Satanás, para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do juízo 1 Co. 5.1-5. A questão do julgamento – se alguém é salvo ou não – é  muito delicada porque, ¹ não sabemos o que se passa no coração das pessoas. No caso de frutos maus a própria bíblia diz que a árvore boa dá bons frutos Mt. 7.17; 12.33. ² Não sabemos o que lhe aconteceu no limiar da morte, inclusive a possibilidade de sincero arrependimento. O certo, entretanto, é que a vida eterna é eterna e, portanto, não pode ser interrompida, uma vez que tenha sido dada. Se alguém nunca foi salvo, não importa se ele era membro de igreja ou não quando morreu. Não é fazer parte do rol de membros de uma igreja que há de o salvar. O fato de ser membro de uma igreja não lhe garante vida eterna. A vida eterna está em Cristo Jesus.




Nenhum comentário:

Postar um comentário