A
Adivinha de Filipos
At. 16.6-18 “16 Aconteceu que, quando íamos ao lugar de oração, veio ao nosso
encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador e que, adivinhando, dava
grande lucro a seus senhores. 17 Seguindo Paulo e a nós, ela gritava: Estes
homens são servos do Deus Altíssimo. Eles vos anunciam o caminho da salvação. 18
Ela fez isso por muitos dias. Mas Paulo, já aborrecido com isso, voltou-se e
disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na
mesma hora ele saiu.”
Lc. 11.17-18 “17 Ele, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino
dividido contra si mesmo será destruído, e uma família atacará outra família. 18
Então, se Satanás está dividido contra si mesmo, como o seu reino sobreviverá?
Pois dizeis que eu expulso os demônios por meio de Belzebu.”
1Jo.
4.1-3 “1 Amados, não acrediteis em
qualquer espírito, mas avaliai se os espíritos vêm de Deus, porque muitos
falsos profetas têm saído pelo mundo. 2 Assim conheceis o Espírito de Deus:
todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em corpo é de Deus; 3 e todo
espírito que não confessa Jesus não é de Deus, mas é o espírito do anticristo,
a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir, e agora já está no mundo.”
Lendo
o texto de At. 16 acima citado, percebi uma questão que cabe avaliação baseada
nestes outros textos: Lc. 11 e 1Jo. 4. Qual a pergunta? Como pode uma pessoa
que confessa que os missionários são anunciadores da mensagem do deus altíssimos
ter um espírito mau? E mais: ter esse espírito repreendido em nome de Jesus? O próprio
Jesus disse que um reino dividido em si mesmo não pode subsistir. João diz que
o teste para saber se um espírito é de Deus é se ele confessa Cristo encarnado.
Parece haver ai contradição. Gostaria de pontuar três questões para entendermos
o texto de Atos 16.
O
v. 16 vai dizer, na tradução ARA que essa jovem estava possessa de um espírito
de adivinhação. No grego a expressão é pneuma pitona. Baseado na palavra
PITONA, que significa ser possuída por um espírito de píton. A tradição mitológica
grega clássica afirma que esse espírito vigiava o templo de Apolo, sob os
oráculos de Delfos. Pensava-se que Apolo encarnava em uma cobra píton e
inspirava as pitonisas para a prática de adivinhação. Esse era um espírito mau.
Mas ainda fica a questão: como esse espírito pode confessar Deus como Deus
Altíssimo?
Aqui
não estamos falando de uma tradição cristã nem judaica, mas de uma tradição
religiosa grega. Baseado nisso, quando ela fala deus altíssimo, não está
falando do único Deus verdadeiro, o Deus da Bíblia. Mas na mitologia o deus altíssimo
está se referindo a um deus mitológico, que nesse caso é Zeus. Logo ela não está
glorificando ou proclamando o Deus Todo Poderoso, mas um ídolo, um ser
mitológico. Os missionários, entendendo a cosmovisao da comunidade daquela
cidade e baseada no panteão ali vivido, eram
seguidores de Zeus e o anunciavam.
Além
disso, aquela jovem devia ser bem conhecida naquela cidade, visto que dava
muitos lucros aos seus senhores. Se os missionários tivessem aceitado o
testemunho daquela jovem, seriam identificados com aquela religião politeísta e
mitológica o que vai de encontro com o cristianismoque eles foram lá anunciar. Desta
forma a expulsão daquele espírito de píton deu testemunho para toda a cidade. Aliado
a expulsão deles dali, ficou claro que a religião anuncia era outra. Ainda marcou
a posição do cristianismo, como religião diferente de qualquer religião ou deus
mitológico.
Aquela
mulher teve sua vida mudada. Não dava mais lucros aos seus senhores, mas ganhou
algo muito maior que isso. Deve ter ido participar daquela igreja que havia ali
na cidade de Filipos.
E
tenho dito
Pr.
Davidson Eler
perfeito.
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